terça-feira, 27 de julho de 2010

Alemão e Alemanha

Boas noites!

Cá estou em uma noite inspirada para escrever. Quero falar da minha paixão pela língua alemã e como cheguei à Alemanha.

A língua!

Toda criança quando pequena sonha em ir às compras com a avó. Eu não. Todos os sábados pela manhã, ela me chamava, e eu dizia sempre a mesma coisa: "agora não, vai começar o Campeonato Alemão". E assim foi por vários anos. Um belo dia e anos depois comecei a estudar alemão, fiquei tão fascinado com a língua que em um ano e meio já estava dando aula. Meu alemão não era tão bom assim quando comecei a dar aulas, mas foi apenas um golpe de sorte do destino e um ótimo exercício, afinal, o melhor jeito de aprender é ensinando. Assim começou meu sonho de conhecer mais sobre a cultura alemã. No dia 7.1.08 minha namorada e eu embarcamos para a jornada mais louca de nossas vidas, A Alemanha! Cheguei em uma pequena (bem pequena) cidade no sul da Alemanha no meio do caminho entre Munique e Salzburg, Aschau im Chimegau. Amor a primeira vista, mas algo estava estranho... No Brasil aprendemos a falar “Hallo” ou “Guten Tag” para cumprimentar o próximo, eis que uma pequena senhora de idade e rosto muito simpático me diz o seguinte. "Grias di!" quando eu ouvi, fiquei parado e pensei: “poxa, eu não sei alemão!”. Vendo minha cara de indignado e insatisfeito com o pífio alemão que até então pensava que sabia, ela sorri novamente e diz "Grüβ Gott". Estava tendo espasmos quando ouvi algo que poderia ser um esboço de "Guten Tag". Olhei pra ela e disse "Tag", lembrando do rap do Tangram Aktuell eins, no fim da primeira lição. Por fim descobri que ela não falava alemão e sim apenas um dos mais de 50 dialetos falados na atual Alemanha. Esse se chama Bayrisch. Bayrisch é o dialeto mais falado na Alemanha com mais de 15 milhões de habitantes. Muito difícil de se entender mas com o tempo se pega o jeito. E por saber que o alemão tem várias ramificações que fui me apaixonando cada vez mais. Depois de um ano na Alemanha, partimos para a Áustria. Escolhemos a Áustria porque é mais um país de língua alemã e também tem o serviço de Aupair . O dialeto falado na Áustria e bem estranho no começo, mas depois que o ouvido se acostuma fica até meio que divertido. E foi assim que fui me apaixonando cada vez mais pela língua.

Arrumando as malas.

No meio de 2007, minha namorada e eu decidimos por ir pra Alemanha como Aupair. Era o jeito mais fácil e mais econômico de ir aprender o idioma no país em que ele é falado. Moraríamos com a família anfitriã, o que é também muito importante no aprendizado da língua, porque no fim do expediente se deveria relatar o que aconteceu durante o dia. Um ótimo exercício. No fim de agosto e começo de setembro fizemos um perfil no site www.aupair-world.net. Menos de um mês depois já estávamos com família arrumada, mas viajaríamos apenas em Janeiro. Ela perto de Hamburgo e eu perto de Munique. Ela no norte e eu no sul. Ela cuidaria de duas crianças e eu de três. Mulheres já nascem treinadas pra isso. Eu sabia algo, mas nunca tinha trocado uma fralda. A experiência foi ótima. Dei-me muito bem com os 4. As três crianças e o telefone. ahhh telefone, acho melhor nem postar isso por aqui.

Foi assim que tudo começou. Nas próximas postagens, falarei das aventuras na Alemanha.

Até mais pessoal.

Um comentário:

  1. Achei que era só eu que adorava aquele Rap, do Tangram Aktuell eins!

    ResponderExcluir